Exercicios do VisualG (Algoritmos)

O Visualg pertence à Unidade 1: Introdução à Programação, que significa Visualizador de Algoritmos. O Visualg é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador.

Ficha de Trabalho nº1: Exercício 1 - Construa um pseudocódigo para representar um algoritmo que efetue a multiplicação de dois números inteiros quaisquer.

 

Ficha de Trabalho nº1: Exercício 2 - Construa um pseudocódigo de um algoritmo que recebe um valor inteiro, acresce duas unidades a este, e exibe o resultado desta manipulação.

 

Ficha de Trabalho nº1: Exercício 3 - Construa um pseudocódigo que aplique um desconto de 30% sobre o valor de um produto, recebido como entrada, e retorne o resultado da manipulação.

 

Ficha de Trabalho nº1: Exercício 4 - Construa um pseudocódigo capaz de resolver o cálculo da área de um trapézio qualquer. Lembrando que: Área do trapézio = (Base Maior + Base Menor) x Altura / 2

 

Ficha de Trabalho nº2: Exercício 1 - Construa um pseudocódigo de um algoritmo que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos.

 

Ficha de Trabalho nº2: Exercício 2 - Construa um pseudocódigo de um algoritmo que permita ler dois valores para as variáveis A e B, e efetuar as trocas dos valores de forma que a variável A passe a ter o valor da variável B e a variável B passe a ter o valor da variável A. Apresentar os valores trocados.

 

Ficha de Trabalho nº2: Exercício 3 - Construa um pseudocódigo de um algoritmo que receba o preço de custo de um produto e mostre o valor de venda. Sabe-se que o preço de custo receberá um acréscimo de acordo com a percentagem declarada pelo utilizador.

 

Ficha de Trabalho nº2: Exercício 4 - Construa um pseudocódigo de um algoritmo que leia dois valores inteiros distintos e informe qual é o maior.

 

Ficha de Trabalho nº3: Exercício 1 - Pretende-se elaborar um programa que permita ler um número a partir do teclado, e apresentar a indicação de que é positivo, negativo ou nulo. Entradas: Num ; Saídas: mensagens                                   Descrição do problema: Se N = 0 então N é nulo; Se N > 0 então N é positivo; senão N é negativo; Escreva então, usando o pseudocódigo, a sequência de passos para a resolução do problema.

.

Ficha de Trabalho nº4: Exercício 1- Pretende-se elaborar um algoritmo que receba um número e diga se este número está no intervalo entre 100 e 200.

 

Ficha de Trabalho nº4: Exercício 2 - Escrever um algoritmo que leia o nome do aluno e as três notas obtidas durante o 1º semestre. Calcular a sua média (aritmética), informar o nome e sua menção aprovado (media>= 9.5), Reprovado (media <8) e Recuperação (media entre 8 a 9.4), bem como a média obtida.

 

Ficha de Trabalho nº4: Exercício 3 - Elabore um algoritmo que receba um número inteiro e mostre uma mensagem caso este número seja maior que 80, menor que 25 ou igual a 40.

 

Ficha de Trabalho nº4: Exercício 4 - Faça um algoritmo que leia dois números e identifique se são iguais ou diferentes. Se os números forem iguais deve mostrar uma mensagem: Os números são iguais. Caso contrário deve mostrar uma mensagem: Os números são diferentes e informar qual dos números é o maior.